Nesta quinta-feira, 15/10, a Polícia Federal deflagrou a Operação Enredados, cuja investigação apurou que servidores públicos, armadores de pesca, políticos e representantes sindicais, mediante atos de corrupção, tráfico de influência e advocacia administrativa, atuavam na concessão ilegal de permissões de pesca industrial, emitidas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA.
Criado em 2003 pelo ex-presidente Lula, coincidentemente o nome de um molusco marítimo, essa Pasta Federal também foi pródiga em Ministros controversos no uso do dinheiro público e alvos de denúncia de desvio de verba pública. Um dos grandes eventos ao longo dos 13 anos de existência foi o “Encontro Nacional de Pesca Amadora”.
E a maior aquisição patrimonial foram lanchas superfaturadas adquiridas pela então Ministra Ideli Salvatti, PT, que, de pesca, não sabe NADA, mas liberou geral o seguro defeso, tipo bolsa para os sem pesca.
Outro Ministro submerso em denuncias foi Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, PT, cuja frase mais celebre de sua carreira foi afirmar: "Dormir no motel não significa fazer amor". Por causa desse cochilo, ficou quase 9 meses (de 10 de junho de 2011 a 02 de março de 2012) a desovar tudo. No período de defeso, o Ministério liberava indiscriminadamente permissões para pesca industrial sem controle. Para os peixes, nem uma ova!
Filho de peixe, peixinho é. Helder é filho do senador Jader Barbalho segue a trajetória policial do pai. O último Ministro da Pasta, fechou com chave de ouro a feira de pescado podre com a operação da PF. Como peixe vivo não vive fora d´água, Helder perdeu a Pesca, mas foi nomeado para assumir a Pasta dos Portos. Em breve, caiu na rede é peixe, o noticiário informará quem atracou ou encalhou os navios pesqueiros, para se juntar aos 19 já presos na Enredados.
Pescadores a ver navios. Como se vê na operação Enredados da Polícia Federal, no governo Dilma, a pescaria também foi em águas turvas e no esquema pegue e pague traíra. Em 2008, o Estado do Pará, por exemplo, cadastrou oficialmente 57,7 mil pessoas para pagamento do seguro defeso - muitos deles eram falsos pescadores, jamais empunharam um anzol de pesca na vida, segundo denúncia apurada pela PF. De 2010 em diante, o esquema de cadastramento falso operou a multiplicação de pescadores por todo o país, com o consequente aumento da Bolsa Pesca. Agora com a reforma ministerial, o MPA foi convenientemente extinto e embutido no arrastão na Esplanada do lago Paranoá.