Search This Blog

Thursday, October 07, 2010

Sinopse Romeu e Julieta

Romeu e Julieta
Sinopse

Hermano Leitão

O diretor Alexandre Ferreira coloca em cena vinte atores para interpretar a consagrada tragédia Romeu e Julieta de William Shakespeare em uma surpreendente adaptação contemporânea , ao som de Linkin Park e efeito visual de vídeo game. Essa montagem, segundo ele, é uma homenagem ao seu mestre inspirador Antunes Filho, que, ao som dos Beatles, apresentou sua versão em 1984 no SESC Anchieta, bem como uma ruptura por conta de sua jornada autônoma e concepção agregadora de novas experiências.

Alexandre, então, coloca os jovens amantes sob estruturas metálicas móveis, para significar a suspensão do amor e o final etéreo com a impossibilidade de amar. No espetáculo, as cenas têm ritmo em sintonia com as letras da trilha sonora, a fincar a precisão das falas com a música, como um jogo entre o ator e o elemento cênico sonoro – they must try so hard.

O figurino também compõe esta atmosfera inebriante ao contribuir, de um lado, com a textura de oposição entre o quente – do amarelo ao vermelho -, e, do outro, com os matizes frios – do azul ao prata -, para corresponder ao conflito entre as famílias rivais: Capuletos e Montecchios. Nessa equação, ainda se sobrepõem referências à moda renascentista por meio da releitura do estilo de época. Ainda, em adição ao figurino feminino, os personagens masculinos vestem coturnos como signo de lutas e confrontos.

Alexandre, em perfeito entendimento da estrutura dramática Shakesperiana, adapta o texto para uma encenação de apenas uma hora e meia de duração. Como pilares do enredo trágico, o diretor traz o quarteto Romeu, Julieta, Ama e Mercúcio em plano denso e diálogos imprescindíveis. Já o Príncipe e Frei Lourenço cortam a estória para contrabalançar o erro emocional e o julgamento dos fatos sem ilações diversionistas. Em outro núcleo, as famílias revelam a intolerância e a intransigência nutridas por ódios, orgulho e preconceitos. No mais, Teobaldo, Benvólio e outros alimentam-se desse jogo sem saber que lutam para vitimar o amor – ou seriam apenas os amantes as verdadeiras vitimas?

È exatamente nessa questão consciente que Alexandre Ferreira chama o público para intervir com o olhar do coração ou o sofrer da mente. E, como deve ser, a peça é cômica e exultante até o segundo ato, para no final, ser trágica e emocionante.