Search This Blog

Friday, October 16, 2015

LULALAU E LADY GAGÁ NA PESCA CLANDESTINA


Pescar peixe podre foi a grande façanha do extinto Ministério da Pesca e Aquicultura.
Nesta quinta-feira, 15/10, a Polícia Federal deflagrou a Operação Enredados, cuja investigação apurou que servidores públicos, armadores de pesca, políticos e representantes sindicais, mediante atos de corrupção, tráfico de influência e advocacia administrativa, atuavam na concessão ilegal de permissões de pesca industrial, emitidas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA.
Criado em 2003 pelo ex-presidente Lula, coincidentemente o nome de um molusco marítimo, essa Pasta Federal também foi pródiga em Ministros controversos no uso do dinheiro público e alvos de denúncia de desvio de verba pública. Um dos grandes eventos ao longo dos 13 anos de existência foi o “Encontro Nacional de Pesca Amadora”.
E a maior aquisição patrimonial foram lanchas superfaturadas adquiridas pela então Ministra Ideli Salvatti, PT, que, de pesca, não sabe NADA, mas liberou geral o seguro defeso, tipo bolsa para os sem pesca.
Outro Ministro submerso em denuncias foi Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, PT, cuja frase mais celebre de sua carreira foi afirmar: "Dormir no motel não significa fazer amor". Por causa desse cochilo, ficou quase 9 meses (de 10 de junho de 2011 a 02 de março de 2012) a desovar tudo. No período de defeso, o Ministério liberava indiscriminadamente permissões para pesca industrial sem controle. Para os peixes, nem uma ova!
Filho de peixe, peixinho é. Helder é filho do senador Jader Barbalho segue a trajetória policial do pai. O último Ministro da Pasta, fechou com chave de ouro a feira de pescado podre com a operação da PF. Como peixe vivo não vive fora d´água, Helder perdeu a Pesca, mas foi nomeado para assumir a Pasta dos Portos. Em breve, caiu na rede é peixe, o noticiário informará quem atracou ou encalhou os navios pesqueiros, para se juntar aos 19 já presos na Enredados.
Pescadores a ver navios. Como se vê na operação Enredados da Polícia Federal, no governo Dilma, a pescaria também foi em águas turvas e no esquema pegue e pague traíra. Em 2008, o Estado do Pará, por exemplo, cadastrou oficialmente 57,7 mil pessoas para pagamento do seguro defeso - muitos deles eram falsos pescadores, jamais empunharam um anzol de pesca na vida, segundo denúncia apurada pela PF. De 2010 em diante, o esquema de cadastramento falso operou a multiplicação de pescadores por todo o país, com o consequente aumento da Bolsa Pesca. Agora com a reforma ministerial, o MPA foi convenientemente extinto e embutido no arrastão na Esplanada do lago Paranoá.

Saturday, October 10, 2015

Os Erros da Política Externa do Lulopetismo


Ontem em Lima, Peru, na reunião de cúpula do FMI e do Banco Mundial, o Ministro da Fazendo do Brasil, Joaquim Levy, foi alvo de chacota e risadas pela forma evasiva que ele enfrentou as questões dos jornalistas presentes em um dos eventos. De forma, tímida e envergonhada, o Ministro brasileiro não foi claro sobre os problemas econômicos e políticos que o país enfrenta. De modo elegante, a Presidente do FMI interveio para estancar a saia justa do representante do Brasil na cúpula. Essa reunião, entre outras assertivas, restou certo que a economia brasileira terá uma retração de -3% do PIB (Produto Interno Bruto) e inflação de dois dígitos, 10%, sem perspectiva de recuperação em 2016. Nesse passo, o Brasil cairá da sétima para a nona economia do mundo. Fato inimaginável há dois anos atrás, quando o então diletante e delirante Ministro Guido Mantega projetava a subida do Brasil ao posto de quinta maior economia mundial. Talvez ele tenha confundido os termos quinta potência e potência de quinta.

OS ERROS ESTRATÉGICOS DO LULOPETISMO NO CENÁRIO MUNDIAL

Nesta semana também, doze países do Pacífico, incluindo Chile, México e Peru, selaram um acordo para criar a maior zona de livre comércio do mundo impulsionada por Estados Unidos e Japão. Trata-se do maior evento econômico da história mundial, por envolver 40% da economia mundial. O Brasil ficou de fora. Desde o governo Lula, o país menosprezou a importância desse Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Econômica (TPP), por achar mais interessante ampliar o Mercosul com a entrada da Venezuela e da Bolívia, além de apostar todas as fichas nos negócios da China. Coisas de Zé Ruela. O resultado dessas opções que privilegiaram Russia, China, Venezuela, Argentina, Cuba e outros nanicos, acabou isolando o Brasil na inserção da cadeia produtiva internacional. Não fosse o agronegócio, o Brasil estaria completamente afogado no atlântico com a boia furada.

“Grande pátria desimportante, em nenhum instante, eu vou te trair” – Cazuza.
O pior sócio do Brasil na última década foi o PT. Com um olho embaçado no retrovisor do trem da história e outro arregalado nos cofres das estatais, o Partido dos Trabalhadores enlamearam a imagem do país, na operação do maior escândalo de corrupção da história da humanidade. O PT instalou um modelo de governança corrupta, "cleptocracia", que significa estado governado por ladrões. O Petrolão, pois, inibiu ainda mais as possibilidades de inserção dos mercados globais, pelo temor de contágio com agentes criminosos:
- Qual é o teu negócio?
– Licitação na área de energia no Brasil.
– Tô fora! Ladrões de sindicato transformaram o país em sindicato de ladrões.
“Na verdade, o que se instalou no país nesses últimos anos, e está sendo revelado na Lava Jato, é um modelo de governânça corrupta, algo que merece o nome claro de cleptocracia. Isso que se instalou", disse o Ministro do STF Gilmar Mendes.
E o Brasil mostra sua cara honrada para dar um basta a esta cleptocracia.